terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fiéis celebram Dia de São Cosme e São Damião em Salvador


Esta terça-feira, 27 de setembro, é dia de festa para São Cosme e São Damião. Na paróquia dedicada aos santos, no bairro da Liberdade, em Salvador, o bispo auxiliar da capital, Dom Gregório Paixão, preside a celebração das 8h30.
Durante a tarde, as missas serão realizadas às 12h, 14h e 15h30. Às 17h, uma procissão vai passar pelas ruas do bairro e, em seguida, será celebrada a missa que vai encerrar os festejos. Este ano, os devotos da comunidade comemoram também os 70 anos de fundação da paróquia.
Os seguidores de São Cosme e São Damião costumam manifestar a fé nos santos gêmeos oferecendo o tradicional caruru, prato típico feito a base de quiabo e acompanhado com outras iguarias feitas com azeite de dendê.
Santos Gêmeos
A tradição diz que, por terem estudado medicina, Cosme e Damião são considerados padroeiros dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos. Nascidos na Arábia, os santos gêmeos se estabeleceram na Cilícia, mas também exerceram a profissão em Alexandria, no Egito. Animados pelo espírito de caridade, na qual eles foram formados pelos pais, Nicephorus e Teodora, os santos se destacaram pela dedicação e desempenho em cuidar da saúde dos mais pobres sem pedir nada em troca.
Acusados de praticarem o cristianismo, os irmãos foram interrogados e convidados a renunciar a fé. Como não aceitaram, foram submetidos a diversas torturas, até serem degolados. Entretanto, os milagres não cessaram e inúmeras pessoas, especialmente crianças, começaram a ser curadas pela intercessão dos mártires.
Durante o pontificado de São Gregório Magno, as relíquias dos santos médicos foram traduzidas e levadas para Roma, dando início a uma devoção que rapidamente se espalhou pelo Oriente e por toda a Europa, especialmente na Itália, França e Alemanha. Atualmente, as relíquias dos mártires podem ser encontradas em algumas cidades da Itália e da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário