Eles estavam em uma van, modelo Sprinter, quando o veículo tombou por volta da meia-noite na Avenida Antônio Carlos Magalhães, no sentido que leva à Avenida Lucaia, nas proximidades de uma loja de construção civil. Catorze passageiros ficaram feridos e o motorista da van fugiu.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte da capital (Transalvador), o veículo tombou na pista, projetando a lateral direita no chão. O agente do órgão de trânsito relatou que existiam sinais de arranhões e brisas na pista a 25 metros do local do acidente, o que pode ter provocado o tombamento.
Saiba mais
Os músicos disseram, no entanto, que estavam tocando em um evento beneficente e que o motorista da van tinha ingerido bebidas alcoólicas. Segundo o baterista Ronald Santana, desde que eles saíram do local do evento o motorista já demonstrava sinais de embriaguez.A Transalvador diz que não pode confirmar se o consumo de bebidas alcoólicas teria sido o motivo do acidente por conta da fuga do motorista, que até a manhã deste sábado não foi localizado. O órgão registrou 17 acidentes, com 18 feridos e uma pessoa morta nas últimas 24 horas.
‘Lei Seca'
A fiscalização de condutores que dirigem alcoolizados foi retomada em Salvador na noite de sexta-feira (23). A operação, conhecida como 'Lei Seca', aconteceu pela primeira vez na cidade em julho de 2008 e foi suspensa em julho do ano passado.
A retomada da Lei Seca foi confirmada na quarta-feira (21), após assinatura do convênio entre a Transalvador, o Detran-BA e a Polícia Militar. Em 2008, as fiscais abordaram 77 mil condutores, mais de quatro mil foram multados e quase cinco mil carteiras foram apreendidas, segundo dados da Transalvador.
A fescalização contará com 48 servidores atuando em dois pontos móveis da cidade, metade do efetivo do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e os demais agentes da Transalvador. As blitze não têm horário e local divulgados previamente com o objetivo de surpreender a população, mas a Transalvador relata que elas geralmente acontecem em avenidas largas, que fornecem espaço para as abordagens, e em locais com concentração de bares e restaurantes, pontos de consumo de bebidas alcoólicas.
No histórico de fiscalizações, as áreas mais comuns são Avenidas Bonocô, Magalhães Neto (Pituba), Juracy Magalhães, ACM e Orla da capital.
Lei 11.705
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado com teor de álcool acima do permitido, que é de 0,2 g por litro de ar, terá a carteira de habilitação apreendida e será multado em R$ 957.70.
Ainda segundo o CTB, o condutor que ultrapassar 0,29 mg por litro de ar, além de ter a carteira apreendida, vai responder a processo criminal podendo ficar preso de seis meses a três anos e será probido de dirigir.A proibição do consumo de bebida por condutores está contemplada na Lei 11.705, datada de 19 de junho de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário